MVRDV revelou as primeiras imagens do "Sky Valley" de Chengdu, projeto para o concurso da Cidade de Ciência e Tecnologia no sudoeste da China. A proposta vencedora apresenta “uma cidade habitável na paisagem da comunidade rural Linpan”, fundindo tecnologia e natureza, urbano e rural, modernidade e tradição. Localizado em uma das cidades emergentes da China, o projeto equilibra as necessidades da região por meio de um fluxo de trabalho computacional desenvolvido pelo grupo de tecnologia MVRDV NEXT.
A Cidade de Ciência e Tecnologia faz parte da Estratégia de Desenvolvimento em Chengdu. O local, embora bem conectado, é decididamente rural, com campos agrícolas e aldeias dispersas, como explica o MVRDV:
<h3
Preservando os vales agrícolas e incorporando esta atividade como componente fundamental, o novo desenho segue a topografia natural e valoriza a paisagem. Com foco em pesquisa e inovação intersetorial em alimentos e agricultura, a proposta é exclusiva para este local. Por meio de tal abordagem, MVRDV criou "uma comunidade mais diversa com uma variedade maior de estilos de vida".
Winy Maas, sócio fundador do MVRDV explica:
<h3
Ao trabalhar com o grupo de tecnologia MVRDV NEXT, uma série de scripts digitais foi desenvolvida para analisar e agregar ao cenário existente. Na verdade, "ao adotar o enfoque paramétrico, o resultado não é um projeto fixo, mas um sistema, que convida a participação do cliente e de outras partes interessadas locais [...] o ajuste dos parâmetros pode resultar em diferentes projetos de infraestrutura, diferentes alturas de edifícios, formas e muito mais."
Por meio desse processo de criação, o projeto desenvolveu-se em torno de três vales principais: o Vale do Conhecimento, o Vale da Experiência e o Vale da Aventura cercado por 7 volumes de uso misto, com um centro de desenvolvimento orientado para trânsito.
Ilustrando a concepção do MVRDV da cidade do futuro, o projeto gera dois ambientes diferentes: "o ambiente 'terrestre' nas encostas das colinas, onde os materiais tradicionais são integrados à paisagem existente; e o ambiente do 'céu', no cume, onde materiais e tecnologias modernos criam uma sensação de alta tecnologia". Como resultado do processo paramétrico, as formas e a aparência visual dos edifícios individuais são flexíveis.
Chengdu Sky Valley – Cidade da Ciência e Tecnologia
- Localização: Chengdu, China
- Ano: 2020
- Cliente: Chengdu high-tech investment construction development Co., Ltd
- Tamanho e Programa: ca. 460 ha, uso misto (residencial, campus, laboratórios, pesquisa e desenvolvimento, escritórios, cultura, centro de inovação, outlet, gastronomia)
- Certificações de Sustentabilidade: Green Star certificate intended
- Arquitetos: MVRDV
- Sócio Responsável: Winy Maas
- Diretor: Enno Zuidema
- Equipe de Projeto: Kristina Knauf, Yunxi Guo, Chun Hoi Hui, Laura Huerga, Ming Jiang, Kevin Loftus, Fatemeh Mahmoudyar, Peter Mensinga, Vanessa Mitteldorf, Isabella Suppa, Halina Zarate
- MVRDV NEXT: Leo Stuckardt, Yayun Liu
- Imagens: Kirill Emelianov
- Co-Arquiteto: CSWADI
- Programação: Drees & Sommer, Max Makers
- Mobilidade: Mobility in Chain, Chengdu Branch of SiChuan DECHEN Urban Planning And Design Co., Ltd